setembro 19, 2016

Bolo-pão de banana e abobrinha

Sábado a Had dormiu um pouquinho na igreja antes do almoço, o que significa que pulou o horario da sonequinha normal, que é depois do almoço. Já que não estava com vontade de dormir, aproveitamoso solzinho para descer no parquinho do prédio e brincar um pouco, e a pequena estava feliz da vida de poder andar de bracinhos e perninhas de fora. Ah, a primavera!

Mas então, como não tinha dormido mais cedo, foi sentir soninho mais tarde. Pediu mamazinho e logo estava capotada. Dormiu das 17 às 20h!
Então, quando achei que iria emendar com o sono da noite e dormir sem banho, sem jantar, sem escovar os dentes e sem sequer pôr fraldinha (estamos usando somente para dormir à noite), ela acordou. Com um humor virado do avesso. Sem querer nada com nada. Dei banho sob protestos, coloquei pijama sob protestos, ofereci comida sob protestos. Aceitou um pouco de arroz branco, que ela ama de paixão, então fui esquentar o arroz e ela veio atrás de mim. Viu o bolo-pão de banana e abobrinha que eu tinha feito enquanto a soneca durava, e obviamente quis provar. Quem é que não gosta de um bolo quentinho, não é mesmo?
Então o super jantar de sábado foi bolo com arroz.
Ainda bem que o bolo era bem nutritivo.
Depois, escovou os dentes, pediu mamazinho de novo e voltou a dormir até o dia seguinte.

Este bolo veio de uma receita gringa que chama ele de bread, mas não é bem um pão, pelo menos não na minha humilde opinião. É mais como um bolo denso, se é que me explico. Para mim, para ser pão tem que no mínimo usar fermento biológico. E ser sovado.
Tive que fazer umas adaptações porque não tinha em casa todos os ingredientes, mas adaptei da melhor forma possível e ficou muito bom.
É fácil de fazer, prático e não suja quase nada.
 
E se você está preocupada, alerta de spoiler: não tem gosto de abobrinha. Nem um pouco!

Gostei tanto que estou pensando em outros sabores... cenoura e maçã, espinafre com alguma outra fruta...

Recém saído do forno.
 Ingredientes:
1 xícara de farinha de arroz.
1/3 xícara de coco em flocos finos (nota: a receita original pedia 1 1/3 xícara de farinha de coco, mas como não tinha fiz esta mistura de farinha de arroz e coco).
2/3 xícara de aveia em flocos.
1 banana.
1 xícara de abobrinha ralada (espremer para escorrer a água)
2 ovos
4 colheres de sopa de óleo (usei girassol que era o que tinha, mas a receita pede óleo de coco. Fica mais saudável).
1/2 xícara de leite vegetal (de coco, aveia, etc. O que você gostar mais. Se fizer com leite vegetal, o bolo fica sem lactose. Se não tiver e não tiver restrição, use leite de vaca mesmo).
6 colheres de sopa de açúcar mascavo (a receita original pedia maple syrup, mas já viu né? Teria substituido por melado, mas também acabou. Rs.)
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de baunilha (não tinha, então deixei fora)

Bata tudo no liquidificador.

Por último misture a gosto: sementes de girassol, uva passa, sementes de chia, sementes de linhaça, sementes de abóbora, chips de chocolate ou cacao nibs, castanhas picadinhas, enfim! O que sua imaginação mandar.
Coloque numa forma de bolo inglês (aquelas retangulares) com papel manteiga.

Leve ao forno médio por 45 a 60 minutos. Vá fazendo o teste do palito!
Nham nham! Bolo quentinho.

2 comentários:

Oi! Deixe seu pensamento!